A Justiça do Trabalho se movimenta para abrir nos próximos dois anos mais de 1.700 vagas em todo o país. Serão cargos para os níveis médio e superior. Em alguns casos, o concurso é iminente. Como, por exemplo, no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, que abrange Tocantins e Distrito Federal.
Além dele, os TRTs de Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Amapá e Pará também possuem previsão de novas vagas em 2012 e 2013.
Ceará
O Senado aprovou na última semana projeto de lei que cria cinco novas varas trabalhistas no TRT da 7ª Região.
De acordo com o texto, serão criados, também, cinco cargos de juiz, 40 cargos efetivos de analista e 20 de técnico judiciário. A matéria segue agora para sanção presidencial.
O órgão deverá promover novo concurso para contratar profissionais para atuação nas cinco novas unidades judiciárias, que deverão ser criadas nas cidades de Aracati, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral.
O projeto de lei também cria cinco cargos em comissão de direção e mais 40 funções comissionadas.
Pernambuco
O TRT da 6ª Região atualmente realiza concurso para provimento de 64 vagas efetivas e formação de cadastro reserva nos cargos de analista e técnico, mas isso não o impede de se movimentar para garantir seu pleno funcionamento.
Está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, projeto de lei que cria 57 cargos de analista judiciário para o órgão.
Alagoas
Já para o TRT da 19ª Região, o projeto de lei que deve ser sancionado pela presidente nos próximos 15 dias, cria 36 cargos de analista, 15 de técnico e dois de juiz.
PREVISÃO
Mais 1.700 novos cargos para TRTs em 2012
Rio de Janeiro
O TRT da 1ª Região, com sede no Rio de Janeiro, se atua para abrir novo concurso para os cargos de analista e técnico judiciários ainda neste semestre. Mas já trabalha com a hipótese do edital sair em julho ou agosto.O tribunal pretende realizar as nomeações ainda em 2012.
Para a função de técnico, na área administrativa, é preciso ter o nível médio completo e os aprovados deverão receber cerca de R$ 4.000. Já para o posto de analista, nas áreas execução de mandado, judiciário e administrativa, é preciso ter nível superior em Direito, com exceção da área administrativa. Os vencimentos giram em torno de R$ 6.000.
Tramita no Senado, após já ter sido aprovado na Câmara dos Deputados, projeto de lei que cria 12 novas varas trabalhistas no Estado; além de 17 cargos de juiz, 140 de analista e 69 de técnico judiciário.
Minas Gerais
A presidente Dilma Rousseff sancionou no início do mês a lei que cria 21 novas varas no TRT da 3ª Região. Também foram criados 21 novos cargos de juiz, 380 de analista judiciário e 164 de técnico judiciário. O TRT mineiro está realizando análises orçamentárias para verificar a possibilidade de abrir seleção ainda em 2012.
Paraná
A urgência por novos concursos no TRT da 9ª Região sugere que as 88 vagas de analista judiciário e 44 de técnico judiciário sancionadas por Dilma Rousseff, serão abertas ainda em 2012. A lei foi aprovada em tempo recorde devido à atuação de congressistas paranaenses. Foram criados, também, 11 varas trabalhistas e 11 cargos de juiz.
Santa Catarina
O TRT da 12ª Região, por sua vez, aguarda a sanção presidencial para dar início aos trabalhos para abertura do concurso para 32 vagas de analista e 16 postos de técnico. Se Dilma assinar a lei, serão criados, ainda, quatro cargos de juiz para quatro novas varas trabalhistas no Estado.
Pará e Amapá
Nos Estados da Região Norte do país, o contingente de vagas aprovadas no Congresso é maior. O texto, assim como os que contemplam os Estados de Santa Catarina, Ceará e Alagoas, aguarda aval presidencial. Se virar lei, o TRT da 8ª Região terá 11 novas varas trabalhistas e 143 cargos para serem providos por meio de concurso público: 11 de juiz, 88 de analista e 44 de técnico.
Mato Grosso
Outro que aguarda a chancela presidencial é o TRT da 23ª Região, que além de uma nova vara trabalhista poderá abrir concurso para ingresso de 177 novos servidores. O texto prevê a criação de 154 postos de analista, 22 de técnico e um de juiz.
Goiás
Já tramita pelas comissões do Senado, o projeto de lei que cria 226 cargos para o TRT da 18ª Região. Pelo texto, serão criados 171 cargos de analista judiciário e 55 de técnico judiciário.
A expectativa do órgão é de abrir concurso para essas vagas somente a partir de 2013.
Tocantins e DF
O edital para o concurso que será promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, que engloba o Distrito Federal e o Estado de Tocantins, já está sendo preparado e deve ser publicado em breve. O concurso oferecerá vagas para analista judiciário e técnico de judiciário, mas o número exato de oportunidades não foi divulgado. A organizadora será o Cespe/UnB.
fonte diario do nordeste
0 comentários:
Postar um comentário